PENSAMENTOS E FRASES

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

EXERCÍCIOS 4 - DIVERSOS

Leia o texto abaixo e responda à questão a seguir:

 Empresário de TV é preso por críticas a Chaves
O governo da Venezuela prendeu Guillermo Zuloaga, presidente da TV Globo-visión, que faz oposição ao presidente Hugo Chaves. Segundo a procuradora geral Luisa Ortega, Zuloaga foi preso por “ofensa e vilipêndio” a Chaves e por reclamar, em reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa, da perseguição à imprensa venezuelana. A ordem de prisão foi emitida a partir de um pedido da Assembleia Nacional, controlada pelos chavistas. Horas depois, ele foi solto por medida cautelar e não pode deixar o país. INTERNACIONAL a12

 Jornal O Estado de S. Paulo, 28 de Março de 2010

1ª Questão -  Assinale a alternativa em que todas as palavras, encontradas no texto, exigem complemento nominal:
(A) críticas, ofensa, vilipêndio, perseguição, ordem
(B) críticas, reclamar, vilipêndio, perseguição, ordem
(C) ofensa, vilipêndio, perseguição, oposição, reclamar
(D) partir, vilipêndio, perseguição, oposição, ordem


 Leia o texto abaixo e responda às questões 02 a 05:

 Pra dizer Adeus
Adeus,
Vou pra não voltar
E onde quer que eu vá
Sei que vou sozinho.
Tão sozinho, amor,
Nem é bom pensar
Que eu não volto mais
Desse meu caminho.
Ah! Pena eu não saber
Como te contar
Que o amor foi tanto
E no entanto eu queria dizer
Vem, nem que seja só
Pra dizer adeus.

2ª Questão -  De acordo com o emprego das palavras no texto acima, assinale a alternativa em que todas pertencem à classe dos advérbios:
(A) como, mais, sozinho, adeus
(B) tanto, tão, só, como, sozinho
(C) tão, que, quanto, mais, sozinho
(D) onde, vá, só, como, tanto

3ª Questão -  De acordo com a sintaxe das orações empregadas no texto acima, podemos afirmar que:
I. “Que vou sozinho”... = oração subordinada adverbial.
II. “Que eu não volto mais”... = oração subordinada substantiva objetiva indireta.
III. “Que o amor foi tanto” ...= oração subordinada substantiva objetiva direta.
IV. “Vem, nem que seja só”... = oração coordenada, adversativa.

Assinale a alternativa correta:

(A) somente a I e IV estão corretas
(B) somente a II está correta
(C) a I e a III estão incorretas
(D) somente a III está correta

4ª Questão -  Na expressão: “Como te contar”, extraída do texto acima o pronome oblíquo TE está exercendo a função de :
(A) pronome pessoal reflexivo
(B) objeto direto
(C) objeto indireto
(D) pronome pessoal

5ª Questão -  Quanto à função sintática da palavra amor nos versos: “Tão sozinho, amor,” ... “ Que o amor foi tanto”, podemos afirmar que são respectivamente:
(A) aposto e sujeito
(B) vocativo e sujeito
(C) vocativo e objeto direto
(D) aposto e objeto direto


 Leia o texto abaixo para responder à questão 06:
 amei em cheio
meio amei-o
meio não amei-o
 Paulo Leminski, distraídos venceremos
6ª Questão -
 No poema acima, podemos afirmar que:
I. no primeiro verso o poeta afirma que amou muito.
II. no segundo, o poeta repensa e afirma que amou mais ou menos.
III. no terceiro verso, o poeta assegura que quase não amou;
IV. o poema é apenas um jogo de aliteração que reforça a forma poética.
V. as palavras “meio” em “meio amei-o” e em “meio não amei-o” pertencem à classe dos advérbios de intensidade.

(A) I, II, III e V estão corretas
(B) III, IV e V estão incorretas
(C) somente II e III estão corretas
(D) somente a V está correta

7ª Questão -  Leia os enunciados abaixo e responda à questão a seguir.
I. Depois de dar àqueles meninos tudo quanto necessitavam, acabei devendo-lhes alguma coisa. Devido à solidariedade de todas as famílias às quais interessam o bem-estar deles, fiquei em dúvida quanto à ação praticada por mim com tanto zelo.
II. Não basta ir a escolas, a aulas, a teatros, é preciso estar disposto a ouvir, a pensar, a questionar tudo quanto lhe deixe inseguro.
III. Dizia o poeta “Viajar é preciso, viver não é preciso”. Então vamos viajar: iremos à Grécia, à Atenas, mas antes devemos ir a Paris, a Madrid, à Roma Antiga.
IV. Sem dúvida, deveis dar atenção àquelas meninas, àqueles meninos que estão hospedados aqui. Às meninas deveis mostrar um carinho especial, mas sem afetação.

Assinale a alternativa em que não há erro quanto ao emprego da crase:
(A) somente a III e a IV estão incorretas
(B) todas estão corretas
(C) somente a II está incorreta
(D) I, II e IV estão corretas

Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.
8ª Questão - De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:
(A) De acordo com o texto, as Medeias modernas se nos apresentam mais cruéis que à Medeia da tragédia de Eurípedes.
(B) Segundo o texto, as Medeias modernas matam metaforicamente seus filhos, usando-os como instrumento de ataque aos ex-maridos.
(C) No texto, as Medeias modernas, para atingir os ex-maridos, fingindo proteger os filhos tentam o máximo possível apartá-los de seus pais.
(D) Remetendo ao texto, pode-se afirmar que a Medeia, da tragédia de Eurípedes é retrato da mulher vingativa e cruel.
9ª Questão - Com relação à tipologia textual é correto afirmar que o texto acima é:
(A) uma dissertação
(B) uma narração
(C) uma descrição
(D) uma descrição argumentativa
Leia o fragmento do texto abaixo para responder às questões 10 e 11.
O jargão
Nenhuma figura é tão fascinante quanto o Falso Entendido. É o cara que não sabe nada de nada mas sabe o jargão. E passa por autoridade no assunto. Um refinamento ainda maior da espécie é o tipo que não sabe nem o jargão. Mas inventa.
- Ó Matias, você que entende de mercado de capitais...
- Nem tanto, nem tanto...
(Uma das características do Falso Entendido é a falsa modéstia.)
- Você, no momento, aconselharia que tipo de aplicação?
- Bom. Depende do yield pretendido, do throwback e do ciclo refratário. Na faixa de papeis top market – ou o que nós chamamos de topi-marque – o throwback recai sobre o repasse e não sobre o release, entende?
- Francamente, não.
Aí o Falso Entendido sorri com tristeza e abre os braços como quem diz “É difícil conversar com leigos...”
10ª Questão - De acordo com a linguagem empregada no texto acima, podemos afirmar que o autor fez uso de:
I. estrangeirismo
II. linguagem coloquial
III. discurso de humor
IV. linguagem literária

Assinale a alternativa correta:

(A) somente I está correta
(B) somente II está correta
(C) III e IV estão incorretas
(D) todas as alternativas estão corretas
11ª Questão - De acordo com a estrutura de reprodução de enunciações empregados no texto acima, podemos afirmar que o texto narrativo está construido:
I. em discurso direto
II. em discurso indireto
III. em discurso indireto livre
IV. sem interferência de um narrador

Assinale a alternativa correta:

(A) somente I está correta
(B) somente II está correta
(C) somente III está correta
(D) somente IV está incorreta
12ª Questão - Leia as frases abaixo e indique aquela em que a concordância nominal não está de acordo com a linguagem padrão ou norma culta.

(A) O leitor pulou longos capítulos e páginas do relatório.
(B) Às vezes, revelavam desvios de leso-caracteres.
(C) Seu nome na lista dos aprovados deixou os colegas bastante felizes.
(D) A porta, meio aberta, deixava ver o interior da sala.
13ª Questão - Assinale a alternativa em que há palavras incorretamente escritas:
(A) O jogo duríssimo dos EUA contra a proliferação de armas nucleares em Estados “delinquentes” incorporou pragmatismo e acaba de levar a um importante recuo a Coréia do Norte, que acenou com a possibilidade de abandonar seu programa nuclear em troca de assistência econômica e paz.
(B) Devaneios surgem em tais momentos de solidão nem poderiam ser chamados de maduros, quando se associa a palavra a um conhecimento dos perigos da idealização e do excesso romântico. Em um trem para Edimburgo, ocupo um assento oposto ao de uma jovem que lê o que parece ser um relatório de empresa, enquanto bebe de uma lata de suco de maçã.
(C) O som de Villa-Lobos substitui a cítara dos anjos que os místicos já começaram a ouvir na eminência da morte e as cores de Vermeer substituem a visão do manto resplandescente da Virgem Maria.
(D) A sexualidade é tema recorrente nos 2,6 mil anos de história da Filosofia, ora como meio, ora como obstáculo para o conhecimento. Mas nenhum filósofo grego teve sua obra tão associada à sexualidade quanto Epicuro (341 a 270 a.C), considerado, equivocadamente por alguns um “libertino guloso”.
Leia o texto abaixo e responda à questão 14:
14ª Questão –
 I. o texto é polissêmico
II. o texto é ambíguo
III. é um texto verbal e não verbal
IV. trata-se de um texto não polissêmico e ambíguo

Assinale a alternativa incorreta:

(A) somente I está incorreta
(B) somente II está incorreta
(C) a III e IV estão corretas
(D) apenas IV está incorreta



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