PENSAMENTOS E FRASES

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

EXERCÍCIOS 2 - Orações subordinadas, conjunções e pronomes relativos

1ª QUESTÃO -  (CEFET – MG) – Em “Já era noite. Parecia viável que todos entendessem que, naquele momento, deviam-se lembrar de que nada é eternamente assim, mas nada acontecia. A verdade é que todos estavam extasiados e certos de que não há prazeres no mundo”, transcreva, respectivamente, a oração principal e a subordinada para as linhas abaixo e faça a análise estrutural e sintática em cada oração subordinada a partir da oração principal: (oração principal, conjunção, oração subordinada e classificação da subordinada)

Responda a questão objetiva que combina com sua análise:

(A)    Subjetiva, subjetiva, subjetiva, completiva nominal;
(B)    Subjetiva, objetiva direta, subjetiva e completiva nominal;
(C)    Objetiva direta, subjetiva, predicativa e objetiva indireta;
(D)   Subjetiva, objetiva indireta, predicativa e completiva nominal;
(E)    Objetiva direta, objetiva indireta, predicativa e objetiva indireta.

2ª QUESTÃO -  (FAAP – SP) Em “Parece que a solidão alarga os limites.”, a oração grifada é:
(A)    Subordinada substantiva predicativa;
(B)    Subordinada substantiva subjetiva;
(C)    Subordinada substantiva objetiva direta;
(D)   Subordinada substantiva objetiva indireta;
(E)    Subordinada substantiva apositiva.

3ª QUESTÃO -  (CETESB – SP) – Em “... Von Martius, participou de uma refeição indígena próximo ao rio Madeira, em que os nativos comiam um manjar...”, a expressão em destaque, em que, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
(A)    Cujos
(B)    Aonde
(C)    Quando
(D)   Que
(E)    Na qual

4ª QUESTÃO -  (CETESB – SP) – Assinale a alternativa que completa, corretamente e respectivamente, as lacunas das orações, quanto ao uso do pronome relativo.

I.       O motorista _____ paguei pelo transporte ainda não chegou.
II.     A secretária _____ me informei sobre a reunião não está disponível.
III.   Os funcionários _____ crachás foram devolvidos não poderão mais entrar.
IV.    Este é o projeto _____ ele participará.

(A)    De que – cuja – cujos – com o qual
(B)    A quem – a qual – dos quais – que
(C)    Que – da qual – com os quais – onde
(D)   A quem – com a qual – cujos – de que
(E)    Por que – onde – cujos – do qual


5ª QUESTÃO -  (TJ–SP) - Em: “Eu faço o mesmo.”, assinale o item em que a oração subordinada exerce a função semelhante ao termo destacado:
(A)    Não é certo que ele retorne.
(B)    Fizeram um só pedido: que cuidássemos bem do jardim.
(C)    Eles precisavam de que eu os ajudasse.
(D)   Todos esperam que ela volte logo.
(E)    Eu tinha esperança de que brilharia como o sol.

6ª QUESTÃO -  (SRF) – “Eis que eu era, um homem sem critérios que gostava de experimentar uma maior conta com a vida.” (Márcio Souza)
QUE, em “... que gostava...”, exerce função sintática de:
(A)    Objeto direto
(B)    Sujeito
(C)    Objeto indireto
(D)   Predicativo
(E)    Complemento nominal

7ª QUESTÃO -  (ESAF) Em “Usando o direito que lhe confere a Constituição.”, as palavras sublinhadas exercem a função, respectivamente, de:
(A)    Objeto direto e objeto indireto
(B)    Sujeito e objeto indireto
(C)    Objeto indireto e sujeito
(D)   Sujeito e sujeito
(E)    Objeto indireto e objeto direto

8ª QUESTÃO -  (SSP – SP) – Indique a alternativa em que o pronome relativo foi empregado de forma incorreta.
(A)    Naquela rua estreita, há uma casa onde nasci.
(B)    Tenho uma caneta cuja a pena é de ouro.
(C)    Quero viver numa fazenda em que possa trabalhar.
(D)   Aqui está o técnico em eletricidade.
(E)    A escola na qual estudo é muito longe.

9ª QUESTÃO -  (UFV – MG) – “O médico sabia piano e tocava agradavelmente; a sua conversa era animada; sabia esses mil modos que entretêm geralmente as senhoras quando ela não gostam...” (Machado de Assis)

A oração destacada no período desempenha a função sintática de:

(A)    Predicado nominal
(B)    Aposto
(C)    Predicativo
(D)   Complemento nominal
(E)    Adjunto adnominal

10ª QUESTÃO -  (SSP – SP) No período “Consideramos, por fim, que é um bom tema para a reflexão”, a oração destacada tem, em relação à primeira, valor de:
(A)    Adjetivo e função sintática de predicativo do sujeito;
(B)    Advérbio e função sintática de adjunto adverbial de modo;
(C)    Substantivo e função sintática de sujeito;
(D)   Substantivo e função sintática de objeto direto;
(E)    Substantivo e função sintática de objeto indireto.

11ª QUESTÃO -  (ITA – SP) “Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaços.”
O que, empregado como conectivo, introduz uma oração:
(A)    Substantiva
(B)    Adverbial causal
(C)    Adverbial consecutiva
(D)   Adjetiva explicativa
(E)    Adjetiva restritiva


12ª QUESTÃO -  (MACKENZIE – SP) – Em “Desconheço as marcas de carro pelas quais não tenho interesse”, a função sintática do termo em destaque é:
(A)    Objeto direto
(B)    Sujeito
(C)    Predicativo do sujeito
(D)   Complemento nominal
(E)    Adjunto adnominal

13ª QUESTÃO -  (FAAP – SP) – Vamos analisar sintaticamente dois pronomes relativos:

“Arrulhos doces e saudosos com que se despede do dia a cascata que parecia quebrar a aspereza de sua queda...”

Temos respectivamente:

(A)    Agente da passiva / objeto direto
(B)    Aposto / objeto indireto
(C)    Adjunto adnominal / complemento nominal
(D)   Adjunto adverbial / sujeito
(E)    Vocativo / predicativo

14ª QUESTÃO - (TJ – SP) – Em “A eleição, no entanto, só passou a ser secreta mais de dois séculos depois, por decisão de Gregório X – para evitar que pressões externas pudessem influenciar na escolha, como ocorreu em sua própria eleição”, a expressão destacada estabelece sentido de:
(A)    Causa
(B)    Comparação
(C)    Conclusão
(D)   Conformidade
(E)    Concessão

15ª QUESTÃO -  (Polícia Rodoviária Federal) – “’Mas esse garoto é um sábio!’ , sobressaltei, ouvindo a palavra final.” A oração reduzida sublinhada só não pode equivaler semanticamente a:
(A)    ...porquanto ouvia a palavra final
(B)    ...quando ouvi a palavra final.
(C)    ...após ouvir a palavra final.
(D)   ...Enquanto ouvia a palavra final.
(E)    ...Depois de ouvir a palavra final.

16ª QUESTÃO -  (ANATEL) – Neste período de Machado de Assis: “Todos nós havemos de morrer, basta estarmos vivos”, a oração destacada denomina-se:
(A)    Subordinada substantiva reduzida de infinitivo
(B)    Coordenada sindética aditiva
(C)    Subordinada adjetiva
(D)   Coordenada sindética conclusiva
(E)          Subordinada adverbial reduzida de infinitivo.

17ª QUESTÃO -  (TJ – SP) Indique o único período em que há uma oração dependente sintaticamente uma da outra.
(A)    Estudou, mas não foi aprovado.
(B)    Não falte à reunião, pois quero falar com você.
(C)    Trabalhava durante o dia e estudava à noite.
(D)   Chegou, desceu do carro, entrou rapidamente na loja.
(E)    Todos querem que você colabore.

18ª QUESTÃO - (FMPA – MG) – Todas as orações destacadas nos itens abaixo são subordinadas reduzidas. Assinale o item cuja oração  se classifica como subordinada adverbial condicional, reduzida de particípio.

(A)    “Feita a partilha, o leão tomou a palavra.”
(B)    “Armado com tais provas, até eu o enfrentaria.”
(C)    “A tropa, acampada às margens do Iguaçu, foi surpreendida.”
(D)   “Ernestina estava certa de ser amiga.”
(E)    “transposto o rio, seguimos viagem.”

19ª QUESTÃO -  (SRF) - Há oração subordinada substantiva subjetiva no período:
(A)    Decidiu-se que a microinformática seria implantada naquele município.
(B)    Um sistema tributário obsoleto não permite que haja conscientização dos contribuintes.
(C)    A prefeitura necessitava de que os computadores fossem instalados com urgência.
(D)   Ninguém duvida de que a microinformática racionaliza o sistema tributário.
(E)    Alguns prefeitos temiam que a utilização do computador gerasse emprego.

20ª QUESTÃO -  (FUVEST – SP) “é discernir no seu percurso momentos de rebeldia contra a estandardização e o consumismo”, a oração grifada é:
(A)    Subordinada adverbial causal, reduzida de particípio;
(B)    Subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo;
(C)    Subordinada adjetiva explicativa, reduzida de particípio;
(D)   Subordinada substantiva subjetiva, reduzida de infinitivo;
(E)    Subordinada adverbial concessiva, reduzida de infinitivo.





7 comentários:

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  2. GABARITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO?????????????

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  4. Gostaria que alguém me explicasse o porquê da questão 18 ser a letra B, e não a letra E, visto que o enunciado pede uma oração reduzida de particípio e estas não são introduzidas por um pronome relativo.

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  5. Alguem me explica pq a 5 e a letra D ??

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