1ª QUESTÃO - (CEFET – MG) – Em “Já era noite. Parecia viável que todos entendessem que, naquele momento, deviam-se lembrar de que nada é eternamente assim, mas nada acontecia. A verdade é que todos estavam extasiados e certos de que não há prazeres no mundo”, transcreva, respectivamente, a oração principal e a subordinada para as linhas abaixo e faça a análise estrutural e sintática em cada oração subordinada a partir da oração principal: (oração principal, conjunção, oração subordinada e classificação da subordinada)
Responda a questão objetiva que combina com sua análise:
(A) Subjetiva, subjetiva, subjetiva, completiva nominal;
(B) Subjetiva, objetiva direta, subjetiva e completiva nominal;
(C) Objetiva direta, subjetiva, predicativa e objetiva indireta;
(D) Subjetiva, objetiva indireta, predicativa e completiva nominal;
(E) Objetiva direta, objetiva indireta, predicativa e objetiva indireta.
2ª QUESTÃO - (FAAP – SP) Em “Parece que a solidão alarga os limites.”, a oração grifada é:
(A) Subordinada substantiva predicativa;
(B) Subordinada substantiva subjetiva;
(C) Subordinada substantiva objetiva direta;
(D) Subordinada substantiva objetiva indireta;
(E) Subordinada substantiva apositiva.
3ª QUESTÃO - (CETESB – SP) – Em “... Von Martius, participou de uma refeição indígena próximo ao rio Madeira, em que os nativos comiam um manjar...”, a expressão em destaque, em que, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
(A) Cujos
(B) Aonde
(C) Quando
(D) Que
(E) Na qual
4ª QUESTÃO - (CETESB – SP) – Assinale a alternativa que completa, corretamente e respectivamente, as lacunas das orações, quanto ao uso do pronome relativo.
I. O motorista _____ paguei pelo transporte ainda não chegou.
II. A secretária _____ me informei sobre a reunião não está disponível.
III. Os funcionários _____ crachás foram devolvidos não poderão mais entrar.
IV. Este é o projeto _____ ele participará.
(A) De que – cuja – cujos – com o qual
(B) A quem – a qual – dos quais – que
(C) Que – da qual – com os quais – onde
(D) A quem – com a qual – cujos – de que
(E) Por que – onde – cujos – do qual
5ª QUESTÃO - (TJ–SP) - Em: “Eu faço o mesmo.”, assinale o item em que a oração subordinada exerce a função semelhante ao termo destacado:
(A) Não é certo que ele retorne.
(B) Fizeram um só pedido: que cuidássemos bem do jardim.
(C) Eles precisavam de que eu os ajudasse.
(D) Todos esperam que ela volte logo.
(E) Eu tinha esperança de que brilharia como o sol.
6ª QUESTÃO - (SRF) – “Eis que eu era, um homem sem critérios que gostava de experimentar uma maior conta com a vida.” (Márcio Souza)
QUE, em “... que gostava...”, exerce função sintática de:
(A) Objeto direto
(B) Sujeito
(C) Objeto indireto
(D) Predicativo
(E) Complemento nominal
7ª QUESTÃO - (ESAF) Em “Usando o direito que lhe confere a Constituição.”, as palavras sublinhadas exercem a função, respectivamente, de:
(A) Objeto direto e objeto indireto
(B) Sujeito e objeto indireto
(C) Objeto indireto e sujeito
(D) Sujeito e sujeito
(E) Objeto indireto e objeto direto
8ª QUESTÃO - (SSP – SP) – Indique a alternativa em que o pronome relativo foi empregado de forma incorreta.
(A) Naquela rua estreita, há uma casa onde nasci.
(B) Tenho uma caneta cuja a pena é de ouro.
(C) Quero viver numa fazenda em que possa trabalhar.
(D) Aqui está o técnico em eletricidade.
(E) A escola na qual estudo é muito longe.
9ª QUESTÃO - (UFV – MG) – “O médico sabia piano e tocava agradavelmente; a sua conversa era animada; sabia esses mil modos que entretêm geralmente as senhoras quando ela não gostam...” (Machado de Assis)
A oração destacada no período desempenha a função sintática de:
(A) Predicado nominal
(B) Aposto
(C) Predicativo
(D) Complemento nominal
(E) Adjunto adnominal
10ª QUESTÃO - (SSP – SP) No período “Consideramos, por fim, que é um bom tema para a reflexão”, a oração destacada tem, em relação à primeira, valor de:
(A) Adjetivo e função sintática de predicativo do sujeito;
(B) Advérbio e função sintática de adjunto adverbial de modo;
(C) Substantivo e função sintática de sujeito;
(D) Substantivo e função sintática de objeto direto;
(E) Substantivo e função sintática de objeto indireto.
11ª QUESTÃO - (ITA – SP) “Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaços.”
O que, empregado como conectivo, introduz uma oração:
(A) Substantiva
(B) Adverbial causal
(C) Adverbial consecutiva
(D) Adjetiva explicativa
(E) Adjetiva restritiva
12ª QUESTÃO - (MACKENZIE – SP) – Em “Desconheço as marcas de carro pelas quais não tenho interesse”, a função sintática do termo em destaque é:
(A) Objeto direto
(B) Sujeito
(C) Predicativo do sujeito
(D) Complemento nominal
(E) Adjunto adnominal
13ª QUESTÃO - (FAAP – SP) – Vamos analisar sintaticamente dois pronomes relativos:
“Arrulhos doces e saudosos com que se despede do dia a cascata que parecia quebrar a aspereza de sua queda...”
Temos respectivamente:
(A) Agente da passiva / objeto direto
(B) Aposto / objeto indireto
(C) Adjunto adnominal / complemento nominal
(D) Adjunto adverbial / sujeito
(E) Vocativo / predicativo
14ª QUESTÃO - (TJ – SP) – Em “A eleição, no entanto, só passou a ser secreta mais de dois séculos depois, por decisão de Gregório X – para evitar que pressões externas pudessem influenciar na escolha, como ocorreu em sua própria eleição”, a expressão destacada estabelece sentido de:
(A) Causa
(B) Comparação
(C) Conclusão
(D) Conformidade
(E) Concessão
15ª QUESTÃO - (Polícia Rodoviária Federal) – “’Mas esse garoto é um sábio!’ , sobressaltei, ouvindo a palavra final.” A oração reduzida sublinhada só não pode equivaler semanticamente a:
(A) ...porquanto ouvia a palavra final
(B) ...quando ouvi a palavra final.
(C) ...após ouvir a palavra final.
(D) ...Enquanto ouvia a palavra final.
(E) ...Depois de ouvir a palavra final.
16ª QUESTÃO - (ANATEL) – Neste período de Machado de Assis: “Todos nós havemos de morrer, basta estarmos vivos”, a oração destacada denomina-se:
(A) Subordinada substantiva reduzida de infinitivo
(B) Coordenada sindética aditiva
(C) Subordinada adjetiva
(D) Coordenada sindética conclusiva
(E) Subordinada adverbial reduzida de infinitivo.
17ª QUESTÃO - (TJ – SP) Indique o único período em que há uma oração dependente sintaticamente uma da outra.
(A) Estudou, mas não foi aprovado.
(B) Não falte à reunião, pois quero falar com você.
(C) Trabalhava durante o dia e estudava à noite.
(D) Chegou, desceu do carro, entrou rapidamente na loja.
(E) Todos querem que você colabore.
18ª QUESTÃO - (FMPA – MG) – Todas as orações destacadas nos itens abaixo são subordinadas reduzidas. Assinale o item cuja oração se classifica como subordinada adverbial condicional, reduzida de particípio.
(A) “Feita a partilha, o leão tomou a palavra.”
(B) “Armado com tais provas, até eu o enfrentaria.”
(C) “A tropa, acampada às margens do Iguaçu, foi surpreendida.”
(D) “Ernestina estava certa de ser amiga.”
(E) “transposto o rio, seguimos viagem.”
19ª QUESTÃO - (SRF) - Há oração subordinada substantiva subjetiva no período:
(A) Decidiu-se que a microinformática seria implantada naquele município.
(B) Um sistema tributário obsoleto não permite que haja conscientização dos contribuintes.
(C) A prefeitura necessitava de que os computadores fossem instalados com urgência.
(D) Ninguém duvida de que a microinformática racionaliza o sistema tributário.
(E) Alguns prefeitos temiam que a utilização do computador gerasse emprego.
20ª QUESTÃO - (FUVEST – SP) “é discernir no seu percurso momentos de rebeldia contra a estandardização e o consumismo”, a oração grifada é:
(A) Subordinada adverbial causal, reduzida de particípio;
(B) Subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo;
(C) Subordinada adjetiva explicativa, reduzida de particípio;
(D) Subordinada substantiva subjetiva, reduzida de infinitivo;
(E) Subordinada adverbial concessiva, reduzida de infinitivo.
cade o gabarito
ResponderExcluirGABARITO:
Excluir1.D
2.C
3.A
4.D
5.D
6.B
7.A
8.B
9.E
10.D
11.E
12.D
13.D
14.D
15.A
16.E
17.E
18.B
19.A
20.D (É DISCERNIR)
GABARITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO?????????????
ResponderExcluirGABARITO:
Excluir1.D
2.C
3.A
4.D
5.D
6.B
7.A
8.B
9.E
10.D
11.E
12.D
13.D
14.D
15.A
16.E
17.E
18.B
19.A
20.D (É DISCERNIR)
1.D
ResponderExcluir2.C
3.A
4.D
5.D
6.B
7.A
8.B
9.E
10.D
11.E
12.D
13.D
14.D
15.A
16.E
17.E
18.B
19.A
20.D (É DISCERNIR)
Gostaria que alguém me explicasse o porquê da questão 18 ser a letra B, e não a letra E, visto que o enunciado pede uma oração reduzida de particípio e estas não são introduzidas por um pronome relativo.
ResponderExcluirAlguem me explica pq a 5 e a letra D ??
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