PENSAMENTOS E FRASES

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

EXERCÍCIOS 3 - Correio - TURMA BÁSICA

PROVA OBJETIVA – CORREIO – TURMA BÁSICA
Orientações:
De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 100 s e refira, marque, na folha de respostas, para cada  item:  o  campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.
Para a aula de Língua Portuguesa: Justifique.

Leia o texto abaixo:

Encaminhar e receber mensagens é uma necessidade humana presente desde quando as sociedades adquiriram um relativo grau de complexidade. Assim que um grupo organizado de homens obteve controle sobre um território maior que a sua aldeia, surgiu a procura por formas de comunicação entre os indivíduos  situados   em  pontos diversos.
Esta, por certo, embora não registrada pela história, foi a gênese do serviço de correios. Em seu início, antes do 10 desenvolvimento da escrita, as mensagens eram apenas verbais, gravadas na memória dos mensageiros. Depois passaram a contar com símbolos, seja para auxiliar a memória 13 dos mensageiros, seja para significar idéias previamente convencionadas. Com a invenção da escrita, o serviço de correios cresceu em precisão e em importância.
Internet: <http://www.abemd.org.br> (com adaptações).

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

1. O conteúdo do primeiro período indica que se trata de um texto organizado e estruturado como uma narração.
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2. A substituição de “quando” (L.2) por que altera as informações originais do texto e provoca transgressão às normas gramaticais.
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3. Na linha 5, caso fosse inserido do antes de “que”, seria mantida a correção gramatical do período.
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4. A palavra “gênese” (l.9) está sendo empregada com  o sentido de origem.
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5. O conector “seja (...) seja” (L.12-13) pode, sem prejuízo para a correção gramatical, ser substituído por quer... ou.
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Os serviços de correios da Antiguidade padeciam de um grave problema. Era um serviço organizado pelo Estado para uso quase exclusivo do soberano e de seu aparato estatal. Ao homem comum o seu acesso era quase impossível. Isto começou a mudar, na Europa, no início do século XVI, fruto da grande corrente de renovação que sacudiu o continente. A principal transformação foi que o serviço de correios passou a ser acessível a todos, ou, ao menos, a todos os que pudessem pagar as tarifas relativamente caras. Verifica-se, assim, que o conceito de universalização do serviço postal é bem mais antigo do que alguns teóricos afirmam.
Embora a organização dos serviços de correios tenha sido notável em alguns países, como na Itália, Alemanha, França e Áustria, somente pode-se dizer que 16 realmente s e universalizou na maioria dos países europeus no século XIX.
Internet: <http://www.abemd.org.br> (com adaptações).

Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

6. Na linha 2, a mudança de pontuação para “problema: era” mantém a correção gramatical do período.
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7. De acordo com as informações do texto, conclui-se que o começo da universalização dos serviços de correios na Europa deu-se no início do século XVI.
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8. A substituição de “todos  os  que ”   (R.9) por todos aqueles que altera a informação original do período e provoca incorreção gramatical.
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9. O emprego da forma verbal no subjuntivo em “tenha sido” jus t i f i c a - s e  pela  presença  da   conjunção “Embora”.
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10. A idéia principal do texto focaliza o fato de que poucos podiam pagar as tarifas relativamente caras dos serviços postais, antes da universalização do serviço postal.
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Um evento que contribuiu significativamente para a melhoria dos serviços de correios foi a invenção do selo postal. At é então as remessas custavam caro e, na maior 4 p arte dos países, deviam ser pagas pelo destinatário. É de se imaginar quantas cartas deixavam de ser entregues por falta de pagamento. É a um inglês, Sir Rowland Hill, que s e deve creditar a invenção do selo postal. O primeiro selo do mundo, emitido pela Inglaterra em 1.º de maio de 1840, foi  o
Penny Black, que trazia como motivo a cabeça em perfil 10 da rainha Vitória, então com 15 anos. Hill descobriu que o fator principal do custo dos correios estava na coleta e na distribuição e que o seu transporte pouco encarecia o custo 13 total, o que o levou a estabelecer uma tarifa única para todo o país, pré-paga por meio do selo, muito mais barata  que   a anteriormente cobrada. Esta simples medida fez aumentar enormemente a demanda e a rentabilidade do serviço. Ao Brasil cabe a glória de ter sido o segundo país a adotar o s elo postal, o não menos famoso Olho de Boi ,   em  três valores, 30, 60 e 90 réis, que começou a circular em 1.º de agosto de 1843.
Internet: <http://www.abemd.org.br> (com adaptações).

Com referência às idéias e estruturas do texto acima, julgue os próximos itens.
11 A expressão “At é então” (R.3) refere-se ao período anterior à “invenção do selo postal” (R.2-3).
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12 Como o tema do texto é a relevância do selo postal, é correto classificar o texto como pertencente ao gênero resenha.
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13 Conforme o texto, Sir Rowland Hill estabeleceu tarifa única pré-paga para os serviços de correios, em toda a Inglaterra,porque descobriu que o maior custo dos correio s   e s t a v a   n a coleta e na distribuição, e não, no transporte.
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14 O emprego da preposição em “Ao Brasil” (R.17) justifica-se pela regência do verbo subsequente caber.
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15 Um título adequado para o texto seria: A demanda dos serviços postais.
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